Cordel na Confraria

O Primeiro Cordel na Confraria foi realizado no dia 20 de outubro de 2012. O objetivo deste evento é reunir pessoas interessadas em estudar, pesquisar, produzir textos teóricos e folhetos de cordel, além de descobrir novos poetas. E ainda, criar um centro de referência de encontro de poetas e também de venda de cordel.

A partir de 2013, a intenção da Confraria é estender este trabalho à escolas interessadas em desenvolver atividades ligadas ao cordel, bem como receber alunos e pesquisadores, uma vez que colocará todo o seu acervo, parte dele  doado por Zacarias José, a serviço do público em geral.

O primeiro evento reuniu cerca de quarenta pessoas interessadas em conhecer ou aprofundar os conhecimentos sobre literatura de cordel. Contou também com algumas entidades que enviaram representantes para prestigiar esta iniciativa da Confraria.

Na ocasião, a Confraria inaugurou também, extra-oficialmente à Mini-galeria de Arte Popular, em homenagem a Zacarias José, poeta popular, gravador, cineasta e pesquisador da cultura popular, que faleceu no último dia 11 de setembro.

E o público pôde apreciar, além de inúmeros folhetos de cordel, gravuras de vários artistas, tacos de xilogravuras, bonecos de barro, esculturas em madeira, carrancas e prensa para gravura.

Para o ano de 2013 está prevista a abertura oficial da Casa de Cultura Popular Zacarias José, que reunirá todo o seu acervo, doado à Confraria, que reúne folhetos de cordel, gravuras populares, tacos de xilogravuras, bonecos de barro, esculturas em madeira, além de uma biblioteca popular com cerca de dois mil volumes.

Após a visita a Mini-galeria, ao público foi oferecida uma palestra, realizada por Luiz de Assis Monteiro, diretor artístico da Confraria, que versou sobre a literatura de transmissão oral, a influência cultural medieval ibérica na cultura popular brasileira e as origens da literatura de cordel em Portugal.



E à título de conhecimento da poesia de cordel, os atores Davi Borges, Renato barroso, Daisy Rosa e Luiz de Assis Monteiro leram alguns folhetos , para deleite do público presente.

O público foi presenteado também com uma petiscaria popular(comes-e-bebes), marca registrada da Confraria em seus eventos, além da boa cachaça, para os apreciadores de plantão.

Ao final, foi lançado ao público o convite para participarem de uma Oficina Gratuita de Literatura de Cordel, em caráter de continuidade, que será realizada a cada quinze dias, às segundas-feiras, com início no próximo dia 12 de novembro, às 20:00 horas, na sede da Confraria.

O Segundo Cordel na Confraria está previsto para o dia 1 de dezembro, sábado, a partir das 20 horas. O convite se estende ao público em geral, lembrando que os interessados devem entrar em contato por e-mail confrariadapaixao@gmail.com, confirmando a sua participação!
















Nenhum comentário:

Postar um comentário