É com imenso pesar que a Confraria da Paixão noticia o falecimento do poeta popular Zacarias José dos Santos, na última terça-feira, dia 11 de setembro.
Zacarias, que assinava seus folhetos de cordel comoSeverino José, além de poeta popular, gravador, artista plástico e cineasta, foi também um dos maiores estudiosos, divulgador e defensor da Cultura Popular, na cidade de São Paulo.
Desde a criação da Confraria, Zacarias sempre esteve presente, participando de seu destino, contribuindo com todo o seu conhecimento e proporcionando as mais ricas reflexões acerca da Cultura Popular.
Antes de falecer, doou para a Confraria todo o seu acervo popular, incluindo livros, cordeis, tacos, quadros, gravuras, bonecos de barro e esculturas de madeira. O seu desejo, ao passar a guarda do material à Confraria, é que, num futuro próximo, ele se tornasse de utilidade pública, estando à disposição do povo paulistano.
Atendendo ao seu desejo, a Confraria iniciou os trabalhos de catalogação do acervo, cuja intenção é torná-lo público, no decorrer do próximo ano.
A Confraria, juntamente com seus confrades, neste momento, rende as mais humildes e singelas homenagens a este grande poeta e artista que, de forma abnegada e honesta, colocou a sua arte, o seu saber e todas as suas incansáveis energias a serviço da arte do povo.
Morreu o poeta, mas sua obra e lembrança pernamecerá eternamente dentro de cada um de nós!
Salve o Poeta Popular!
Nenhum comentário:
Postar um comentário